TERÇA-FEIRA

21 de Outubro de 2014

Como fazer um jornal na escola?

<< Voltar

Montar um periódico no colégio não é difícil. Se todos se envolverem, a comunidade escolar pode contar com notícias fresquinhas produzidas pelos próprios alunos


É super fácil montar um jornal escolar e traz muitos benefícios para todos. Vai além de divulgar informações, fazer propagandas e realizar um trabalho em grupo. A atividade desenvolve a criatividade, o espírito crítico e as expressões orais e escritas. O primeiro passo para montar um periódico no colégio é buscar apoio de professores e alunos e de toda a comunidade escolar.

O passo seguinte é escolher o tipo de jornal que se pretende fazer. Aliás, existem vários. O jornal mural é um dos mais simples, mas não deixa de ser menos interessante. É importante escolher um local onde transite muita gente para colá-lo. A equipe precisa ser organizada e criativa. Quanto mais inovador, mais bonito e atrativo para as pessoas lerem. Uma boa dica pode ser montar uma árvore com textos e imagens.

A subeditora de cidades do Correio Braziliense, Thaís Cieglinski, conta que é fundamental ficar atento aos assuntos que vão agradar os leitores. "É preciso estar permanentemente de olhos e ouvidos abertos para as questões que preocupam ou encantam as pessoas que leem o jornal", aconselha.

Outro tipo de jornal é o fotocopiado. Ele também é fácil de fazer e fica parecido com o acabamento profissional. Basta escrever os textos e montá-los com o tamanho e lugar certo do jornal normal. O título, geralmente, é feito em letras maiores. As imagens também devem ser impressas e coladas em seus lugares. Depois é só tirar xerox. Uma das vantagens desse tipo é poder optar entre fazê-lo no formato convencional — com a folha aberta e no sentido vertical —, ou no formato de revista — dobrando as folhas ao meio, no sentido horizontal, encaixando uma na outra.

Para que o jornal da sua escola tenha muitos leitores, ele precisa de bons assuntos. A jornalista Isabel Vilela, que escreve para o projeto "Eu, estudante", do Correio, dá dicas bem bacanas de como proceder. "Fique de olho no que ocorre na sua escola e na comunidade. Faça perguntas para descobrir se há algo de curioso. Por exemplo, qual será o meio que a maioria dos estudantes utiliza para ir à escola? Se um bom número de alunos for de bicicleta, você pode pensar em uma matéria sobre esse meio de transporte", explica.

Outra dica da jornalista se encaixa em um segundo passo: pensar como o tema será abordado. "Hora de mais perguntas! Levante todas as informações que conseguir sobre o tema e escolha o enfoque que achar mais interessante para os leitores do jornal!". Está esperando o quê? Entreviste as pessoas, busque mais informações e, por fim, escreva a matéria.

Amaro Júnior

Texto de Aline Bravim

  • Galeria de Vídeos
    BLOG DA DAD
Enquetes

<< Voltar

O que você achou da aposentadoria de Ronaldo?
 
Links especiais, não apagar